O que é tráfego na internet?

De fato, se você tem um negócio online, precisa saber o que esse termo se refere, quais são os principais tipos e qual a importância de monitorar.

Por isso, se você quer saber mais sobre o que é tráfego na internet, continue lendo esse artigo!

O que é tráfego na internet?

Tráfego na internet é um termo usado no mundo do marketing e posicionamento na web. Indica o número de usuários que chegam em uma determinada página.

Na Internet, os visitantes entram e saem periodicamente de um site, gerando esse fenômeno. Se o número for alto, isso significa que o portal é popular, valioso e útil para o público.

Quando os analistas realizam avaliações e estatísticas, eles usam as visitas como um indicador de peso. Eles se concentram diretamente no site e no número de vezes que as pessoas o acessam.

Podemos conhecer seu escopo e eficácia apenas olhando para seus números. Para uma leitura valiosa, duas variáveis são consideradas: número de visitantes e número de páginas visitadas.

Como o tráfego da internet é monitorado?

Monitorar ou medir o tráfego em seu site é possível, e conhecer esses dados lhe dá a vantagem de otimizar, criar estratégias e investir corretamente.

Isso faz parte das estatísticas que nos ajudam a realizar um estudo de mercado. De um teste ao lançamento real do nosso projeto. Tudo pode ser avaliado na Internet se tivermos as ferramentas, equipamentos e conhecimentos certos no campo.

Para isso, você precisa investir em ajuda tecnológica se quiser ter dados fortes e reais. Através de uma análise da web, você terá acesso às informações do usuário por sexo, idade, localização geográfica, horários, tempo de permanência, entre outros.

Quais os principais tipos de tráfego na internet?

Orgânico

Eles são os usuários que entram em nosso site através do uso de mecanismos de busca, como: Google ou Bing.

Esses usuários acessam as listas que aparecem depois de pressionar o botão “pesquisar” e links que não são anúncios. Neste tipo de tráfego da Web, você não paga por clique, é gratuito.

É claro que, assim como nosso site, muitas outras páginas da Web aparecerão nos resultados, portanto, é importante realizar um bom SEO, o que nos permitirá estar no topo da lista de resultados, uma maneira de impulsionar as visitas ao nosso site.

Esse tipo de tráfego tem importância quantitativa e qualitativa: no caso do primeiro, recebe um maior número de visitas e, no segundo, os usuários já pesquisam de acordo com seus interesses. Contudo, as palavras-chave são de grande importância.

Direto

Eles são os usuários que acessaram nosso site digitando a URL, ou seja, eles entram diretamente em nosso site, eles nos procuram.

Esses tipos de usuários podem ser úteis, pois são um indicador do nosso reconhecimento de marca, lealdade do consumidor.

Eles nos conhecem de antemão e estão confortáveis com nossos produtos, então continuam voltando quando precisam de nossos produtos ou o que quer que nossa marca ofereça.

Referência

Os usuários vêm de outros sites, ou seja, através de blogs ou publicações em outros sites, onde somos mencionados, e que às vezes fornecem uma URL para o nosso site.

Comprar backlinks também é possível nesse caso. Afinal de contas, vários sites estão dispostos a vender essa referência para outras pessoas. É um benefício para ambos os lados.

Os benefícios desse tipo de tráfego da web são a maior exposição, reconhecimento e aumento do SEO (melhora a posição orgânica devido à presença de links com nosso endereço em outros sites).

Se o nosso site aparecer em um desses sites onde somos recomendados, é uma indicação clara da nossa marca, já que somos levados em conta e nomeados.

Pago (PPC)

‘Pay-per-click’ é usado em redes de publicidade para melhorar nosso posicionamento nos resultados depois de realizar uma pesquisa e aparecer nas primeiras posições, melhorando assim nossa visibilidade. Um dos mais usados é o Google Ads.

Quando o usamos corretamente, podemos garantir que essa despesa seja direcionada para a nossa meta de mercado, com detalhes essenciais, como localização ou dados demográficos.

É o método mais adequado para obter um bom ROI (uma maneira de medir a eficácia do investimento feito em relação aos investimentos feitos por uma empresa e quanto desse investimento obteve retornos).

Redes sociais

É o tráfego proveniente de redes sociais. Quando olhamos para o Google Analytics, esse tráfego vem de qualquer rede social, eles podem ser gratuitos ou pagos.

Embora haja dificuldades em ser bem-sucedido, as redes sociais garantem um bom ROI porque são gratuitas, também aumentam a segmentação e aumentam as oportunidades.

Estratégias para aumentar as visitas ao site

  • SEO nos mecanismos de busca. Estratégias de SEO e SEM devem ser aplicadas para orientar os usuários a visitarem seu site. Não é segredo que ambos são perfeitos, mas sua aplicação correta merece enormes esforços.
  • Tráfego das mídias sociais. As redes sociais se tornaram uma excelente isca para usuários-alvo. Considerando o poder que elas têm e a popularidade do uso no mundo, elas são perfeitas para, a partir daí, direcioná-los para um site.
  • E-mail marketing. É considerada uma das estratégias mais robustas dentro do marketing direcionado. É uma maneira personalizada de alcançar um público específico e potencial.
  • YouTube. Esta rede social de vídeo tem uma popularidade gigantesca em diferentes comunidades. Se a partir daí você criar cenários valiosos e úteis que guiem as pessoas para sua página, o sucesso é garantido.


Fonte: https://www.construsitebrasil.com/