Briefing

Antes de dar o pontapé inicial em qualquer projeto, é fundamental ter um briefing em mãos. Na verdade, a elaboração do briefing é o primeiro passo para a execução de um projeto, pois é ele que determinará as etapas a serem seguidas rumo ao sucesso de sua iniciativa interna ou ao objetivo desejado pelo cliente.

Hoje você vai descobrir o que é briefing, sua importância para os negócios e um breve passo a passo de como elaborar um para a sua campanha de marketing ou ações publicitárias.

Confira e descubra a importância do briefing para o sucesso do seu projeto ou job.

Leia também: Modelo de briefing: as 8 etapas para uma campanha de sucesso

O que é briefing?

Indo direto ao ponto, o briefing é um documento que servirá como um guia para a execução de um projeto.

Ele contém uma série de informações como: dados sobre a empresa, o mercado em que ela atua, o público ao qual ela se direciona e os seus objetivos com o projeto. Assim, as equipes envolvidas terão um direcionamento mais claro para a realização dos seus trabalhos planos de ação.

O briefing do projeto é redigido de maneira sucinta e objetiva, servindo como um material de consulta e para embasar as estratégias e as tomadas de decisão. Essa é a definição de um briefing de projeto de modo geral. Mas o que é briefing de marketing?

De um modo geral, o briefing de marketing segue todas essas diretrizes. Ele funciona como uma descrição do trabalho que será realizado e pode estar endereçado para sua agência de publicidade ou para sua área de comunicação dentro da empresa.

A importância do briefing

Pelo que você leu acima, já deu para perceber o quanto o briefing é importante para o sucesso de diversos projetos, certo? Porém, de forma prática, ele contribui para melhorar processos como:

Organização

O briefing é importante para a organização dos trabalhos, pois ele reúne em um só documento todas as informações mais relevantes para o desenvolvimento do projeto.

O seu conteúdo pode ser segmentado por equipe. Assim, os times de planejamento, criação e mídia, por exemplo, saberão quais são as principais informações e como cumprir o seu papel para chegar ao resultado final.

Leia mais: Passo a passo para fazer um planejamento estratégico

Assertividade

Quando você conhece mais sobre a empresa, o mercado, o público-alvo e os objetivos do projeto, é possível ter mais assertividade nas tomadas de decisão e alcançar os resultados esperados.

Ou seja, o briefing é importante para que se consiga atender às expectativas de maneira mais precisa.

Direcionamento

Como vimos lá na definição sobre o que é briefing, esse documento servirá como um guia para as equipes.

Portanto, a importância do briefing está em direcionar as ações e evitar que os envolvidos na execução se percam no meio do caminho e acabem desperdiçando tempo e outros recursos com tarefas menos importantes ou desnecessárias.